Leia e estude Kardec!
Obras Básicas do Espiritismo, ou Obras Fundamentais da Codificação Espírita são o conjunto do trabalho literário de autoria de Allan Kardec, o codificador espírita, contendo assim a base teórica da Doutrina dos Espíritos sistematizada a partir da Revelação Espírita, como um desdobramento prático da fenomenologia mediúnica do movimento histórico conhecido como Espiritualismo Moderno, de meados do século XIX. No contexto em que Kardec é figurado como o interpretador e sistematizador do ensinamento dos Espíritos superiores que, sob a direção do Espírito Verdade, nele concentraram o trabalho de formatação das obras kardequianas e são consideradas então como a síntese conceitual da codificação do Espiritismo.

As Obras de Allan Kardec
Clique nas imagens para acessar
O Livro dos Espíritos: É a pedra fundamental do Espiritismo, o seu marco inicial. O Espiritismo
surgiu com ele e com ele se propagou, com ele se
impôs e consolidou no mundo. (Cunho filosófico)
O Livro dos Médiuns: Parte fenomênica do Espiritismo, e o caracteriza como ciência de observação que cuida das relações entre o mundo corpóreo e o mundo invisível ou espiritual.(Cunho
científico/prático)
O Evangelho segundo o Espiritismo: Contém a explicação das máximas morais do Cristo, sua concordância com o Espiritismo, sua aplicação às diversas circunstâncias da vida.(cunho moral/filosófico)
O Céu e o Inferno: Seu principal objetivo é explicar a Justiça de Deus à luz do Espiritismo. Demonstra a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual, como consequência de seus próprios atos. (Cunho filosófico/moral)
A Gênese: Aborda diversas questões de ordem filosófica e científica, como as da criação do Universo, a formação dos mundos e o surgimento do espírito, segundo o paradigma espírita de compreensão da realidade.
Kardec procura estudar os milagres como fenômenos naturais cujos mecanismos de funcionamento são atualmente desconhecidos pela Ciência. Descreve os feitos extraordinários de Jesus Cristo, explicando o que teria realmente acontecido. Também mostra o processo espiritual e físico da criação da Terra, dos astros e planetas que compõem o Universo, segundo a visão científica.(Cunho científico/ filosófico)
Obras Póstumas: de Allan Kardec, publicada em 1890, três anos após a morte do autor. Essa obra é dividida em duas partes: na primeira delas, enfatizam-se os aspectos doutrinários do Espiritismo; na segunda, os relatos de Allan Kardec acerca da sua missão e da constituição do Espiritismo. Há também a biografia de Allan Kardec e o discurso pronunciado sobre o túmulo de Allan Kardec por Camille Flammarion. (cunho moral/filosófico)
O que é o Espiritismo: Ao apresentar este importante livro aos leitores, Kardec afirmou: “Este resumo não é somente útil para os iniciantes que poderão nele, em pouco tempo e sem muito esforço, haurir as noções mais essenciais, mas também o é para os adeptos aos quais ele fornece os meios para responder às primeiras objeções que não deixam de lhes fazer, e, de outra parte, porque aqui encontrarão reunidos, em um quadro restrito, e sob um mesmo exame, os princípios que eles não devem jamais perder de vista.” Contendo ainda: O Espiritismo em Sua Mais Simples Expressão e Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas.
Revista Espírita | Jornal de Estudos Psicológicos
Publicada sob a responsabilidade de Allan Kardec, a Revista Espírita transformou-se numa espécie de tribuna livre, na qual sondava a reação dos homens e a impressão dos Espíritos acerca de determinados assuntos, ainda hipotéticos ou mal compreendidos, enquanto lhes aguardava a confirmação. Trata de assuntos os mais diversos, desde a fenomenologia mediúnica nos seus variados matizes, até as dissertações da mais pura moral evangélica, a vida no mundo espiritual, a justiça da reencarnação, enfim, os princípios fundamentais em que se assenta o espiritismo. Esta coleção se compõe de doze volumes, referentes aos anos de 1858 a 1869.