top of page

 ASIMD - O braço social do GEEDEM

A ASIMD – Assistência Social Irmã Maria Dolores, é uma Instituição sem fins lucrativos, criada em 1984 com o objetivo de propiciar às crianças, aos adolescentes, as famílias e aos idosos em situação de vulnerabilidade social, uma nova perspectiva de vida.

No início, dirigia seus trabalhos às gestantes ministrando conhecimentos de planejamento familiar e puericultura. Com o tempo, foram acrescentados cursos anuais de crochê-linha, crochê, lã e pintura em tecido.

Foi criado o projeto creche – Creche Maria Dolores, no ano de 1987, em um imóvel cedido pela FUBEM, hoje Fundação Criança de São Bernardo do Campo. Em 2005 foi concedida à Creche Maria Dolores pela Secretaria de Educação e Cultura do Município de São Bernardo do Campo, o título de Escola de Educação Infantil. A creche teve as suas atividades encerradas no ano de 2014.

Em relação aos serviços socioassistenciais, a partir de março de 2003, a instituição passou por uma grande reformulação, em relação aos atendimentos prestados à suas usuárias (os), uma vez que o trabalho passou a ser executado com foco nos cursos de inclusão produtiva. Entre os anos de 2004 e 2007, ocorreram várias reestruturações nos cursos ministrados, com o cancelamento de alguns e a introdução de outros.

A partir do ano de 2012, a ASIMD passa atuar no bairro Batistini e região, localizado na periferia de São Bernardo do Campo com atividades voltadas para crianças e adolescentes, adultos, idosos e famílias. O trabalho consiste em oficinas culturais, de geração de renda e lazer. Proporcionando a convivência comunitária e o fortalecimento de vínculos familiares, contribuindo para a redução das desigualdades sociais, índices de criminalidade e evasão escolar.

Conheça mais sobre a ASIMD:     

bottom of page